Pietro Fittipaldi testa novo carro da Haas na pré-temporada da F1 em Barcelona na próxima 4ª e 5ª

Piloto de testes da Rich Energy Haas F1 Team, Pietro Fittipaldi pilotará o modelo VF-19 pela primeira vez nos dias 20 e 21 de fevereiro na Espanha

O Brasil estará presente na pista na pré-temporada da F1 em 2019: o piloto Pietro Fittipaldi acelera o novo carro da Rich Energy Haas F1 Team na primeira semana em Barcelona. A cidade espanhola receberá os testes da principal categoria do automobilismo mundial por duas semanas seguidas (18 a 21 de fevereiro e de 26 de fevereiro a 1º de março) e o brasileiro testará o carro da equipe nos dias 20 (quarta, na sessão pela tarde) e 21 (quinta, pela manhã).

“Estou bem ansioso por esse teste. Eu tive a oportunidade de testar o carro de 2018 no final do ano passado e vou acelerar o carro de 2019 logo na pré-temporada, então estou com muita expectativa em participar dos testes em Barcelona. Toda a vez que você pilota um carro de F1 é realmente emocionante: a impressionante aceleração, a eficiência dos freios, a velocidade nas curvas, é tudo do mais alto nível no esporte a motor”, diz Pietro, que é neto de Emerson Fittipaldi.

“O foco principal desse teste será o de ajudar a equipe a desenvolver o máximo possível do VF-19 para a temporada, então queremos fazer muitas voltas e passar o melhor feedback para a equipe. Isso é crucial para  o desenvolvimento do carro antes da estreia. Tem sido muito bom trabalhar com o Romain (Grosjean) e o Kevin (Magnussen), são dois pilotos bem experientes na F1 e estamos trabalhando em sinergia, o que é ótimo para o ambiente na equipe”, diz Fittipaldi.

Campeão da Fórmula V8 World Series em 2017, Pietro fez seu primeiro teste com a Haas em novembro de 2018 no circuito de Abu Dhabi, logo após o término da temporada. O piloto foi anunciado oficialmente como piloto de testes para a temporada 2019 na semana do GP do Brasil de Fórmula 1.

Chefe de equipe da Rich Energy Haas F1 Team, Guenther Steiner acredita que a avaliação de Fittipaldi será fundamental para o desenvolvimento do carro antes do início da temporada no GP da Austrália. “Ter Pietro no carro é um grande elemento para nosso trabalho de simulador. Nós estamos sempre tentando melhorar isso. Precisamos tê-lo no carro para validarmos se o programa de simulador está indo bem ou não. Isso é fundamental para que o nosso programa avance”, diz Steiner.

Além de Pietro, a Rich Energy Haas F1 Team também terá os titulares nos testes na Espanha. Romain Grosjean iniciará a primeira semana de treinos no dia 18 e Kevin Magnussen testará o carro de 2019 pela primeira vez no dia seguinte. A abertura da F1 em Melbourne será  no dia 17 de março.